quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Já vi - Wall-e e Race to Witch Mountain


Wall-e

Como no poster diz, "from the humans who brought "Finding Nemo" and "Ratatouille", este filme posso dizer que é muito melhor que estes e arrisco-me a afirmar que é um dos meus três filmes de animação preferidos de sempre.

 

É verdade que a Disney proporcionou filmes como nunca antes visto mas o facto que presenceio é que a Pixar está lá perto, aliás, neste filme, talvez, ultrapassou-os.
A criatividade da Pixar é perfeita e este é outro exemplo como tal aqui mostra um robô, Wall-e, um robô responsável pela limpeza do nosso Planeta Terra agora desabitado. Mas assim encontra Eve, um(a) estranho e avançado robô que tinha como finalidade descobrir na Terra algo propício à Vida e como tal encontrou uma flor que nasceu na Terra.Agora, Eve, volta para uma nave com o Wall-e se encontra igualmente devido à sua paixão por Eve, aonde se encontram todos os Humanos que se encontram numa nave e onde passam o dia todo sentados numa cadeira que anda para todo o lado.
 

Agora o capitão dessa Nave deseja rapidamente habitar a Terra mas devido aos robôs da Nave ,que seguem ordens do presidente que se encontra desaparecido não os deixarão. Então os Humanos juntamente com a Eve, Wall-e e outros robôs farão de tudo para activar o projecto de recolonização e voltarem à Terra e para isso só têm de fazer frente aos outros robôs.
Conseguirão os Humanos chegar à Terra e conseguirão habitá-la?
 


O filme que ganhou o óscar de melhor filme incontestavelmente merecido, é dotado de uma brilhante criatividade, banda sonora e efeitos especiais. O filme mesmo com um argumento completo mas com poucas falas consegue fazer jus ao simbolismo do poder dos Humanos para destruir o nosso Planeta e mesmo assim diverte pequenos e graúdos. Enfim, só visto a grande magia deste filme.


Tagline: "I don't want to survive. I want to live!"
 


 

Race to Witch Mountain
Ás vezes não há só boas notícias como o Wall-e e também apresento más notícias. Devo dizer que sou bastante selectivo nas minhas obras, gosto de mainstream mas sei ver o que não presta(por vezes). Cometo erros e ver este filme foi um desses. Não foi uma tarde perdida mas foi para me lembrar que existem maus filmes.
A corrida para a montanha mágica é um filme que fala dos grupos secretos que procuram aliens no nosso planeta. Aí aparece Dwayne Johnson, um típico herói musculado completamente estereotipado que é um taxista na Sin City e que não acredita em aliens. Mas olhem que coincidência, dois deles vão parar ao seu táxi. Assim partem numa perigosa jornada a fim de arranjarem um produto do nosso Planeta a fim de levarem para o seu e mostrarem que ainda existe esperança para o planeta Deles que, como o nosso, está a morrer devido à sua atmosfera que se está a tornar insustentável. Agora, surge outro problema, regressarem à sua Nave que está apreendida na Montanha Mágica, um mítico local de aliens como a Base 51.
 

Assim, Dwayne Johnson, Carla Gugino e os dois aliens(que são dois "típicos" adolescentes com poderes sobrenaturais) terão de enfrentar um gang de bandidos, as entidades do governo e até um temível extraterrestre.
O filme não é só mau como as interpretações são fraquíssimas(deve-se maioritariamente a Dwayne Johnson), o argumento fraco e com pouco a explicar, banda sonora, por vezes, eficaz e só os efeitos-especiais é que se encontram acima da positiva.
Um filme a esquecer. É, top vergonha.


Tagline: "You know what aliens look like. They look like, like little green people with antennas and, and laser guns and, "Take me to your leader, Earthlings."



 

O cinema de 2009...



2009 está a acabar, e como tal, aqui no Cinema is my world decidimos fazer um pequeno balanço do ano de 2009.



2009 foi um ano motivado pela era digital e pelo 3D em inúmeras obras foram assim presenteadas e conquistaram o aplauso do público.
Longe dos Óscares ou dos Globos de Ouro, já tenho a minha lista de preferidos do ano embora não tenha visto todos os filmes.
Inglourious Basterds(crítica aqui) conquistou-me podendo assim dizer que este é o melhor filme do ano da minha lista dos visionados.
Outro filme que me surpreendeu bastante foi (500) Days of Summer(crítica aqui) que será, provavelmente, o filme mais subvalorizado do ano em que isso deve-se ao facto de o filme ser lançado directamente para DVD.



2009 não era falado sem o controverso mas visualmente avassalador o único - Avatar. Avatar(crítica aqui) este ano foi um marco do cinema, não como melhor filme do ano ou da década(longe disso) mas sim como um filme perfeito nos aspectos técnicos ou pelo facto de ser sido o filme mais caro de sempre ou pela razão de ter explorado o 3D ao máximo.


3D esse que foi muito contestado pelas enchaquecas que dá aos espectadores, mas devo dizer que eu não me queixei e ficaria ali mais duas horas e meio com os óculos 3D sem nenhum problema.
2009 foi também um ano de sequelas em que Underworld, Transformers,Terminator e até mesmo Fast Furious virão a luz do dia.
O ano também foi falado pelo crescimento de filmes de animação que saíram este ano, facto que levará nos Óscares a haver mais que três filmes nomeados. 
O ano também foi marcado pelo acréscimo de um género de filme intitulado mockumentário, que reside num falso documentário basicamente, e que District 9(crítica aqui) e Paranormal Activity(crítica aqui) saíram para o cinema e com boas receitas nas bilheteiras.



2009 foi também marcado por alguns escândalos envolvendo nomes conhecidos da 7ªarte como, por exemplo, a sentença de prisão a Roman Polanski com suspeitas de violação.
Também foi este ano que nos despedimos do rei do Pop, Michael Jackson, e vimos num documentário intitulado This is it, referente à sua última tour que não chegou a realizar, um documentário que mostrava as últimas horas de gravação dos ensaios para a tour referida anteriormente assim como o famoso Bill, David Carradine.





2009 foi também marcado como o ano da Vampiromania em que Twilight Saga: New Moon(crítica aqui) saiu para os cinemas, bateu recordes, convenceu os fãs mas não a opinião geral.
Harry Potter também regressou em 2009 e em grande embora o seu filme não tenha sido nada de espectacular as receitas da bilheteira contrariam eu e outros fãs não gostamos muito do filme.





Os 5 filmes mais vistos do ano em todo o Mundo:
- Harry Potter ant the half-blood Prince
- Twilight Saga: New Moon
- Transformers: The Revenge os the Fallen
- 2012
- Up (Crítica aqui)


 


Como vemos nesta lista anteriormente referida, os maiores êxitos da bilheteira em 2009 não foram, de longe, os melhores filmes de 2009.
Mesmo no final de 2009 estreou no dia de Natal uma nova adaptação de Sherlock Holmes realizador por Guy Ritchie e protagonizado pelo carismático Robert Downey Jr.




A cultura em Portugal também empobreceu e nomes como o comediante Raúl Solnado, Vasco Granja um conhecido divulgador do cinema de animação e João Benárd da Costa o famoso director da Cinemateca.
Também por cá a "nossa" curta-metragem intitulada Arena foi premiada por lá com a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
E Manoel de Olvieira, agora com 101 anos, realizou uma das melhores obras do ano de acordo com uma revista de cinema ao realizar Singularidades de uma Rapariga Loura.




Assim, numa rapidez obsoleta, despedimo-nos de 2009 um ano de mudança e o fim da primeira década e 2000 e desde já referir um grande acontecimente deste ano foi a criação do meu blog no dia de Halloween embora esteja a ser irónico desde já quero sublinhar o quanto este ano foi magnífico comigo em que tive a oportunidade de conhecer várias pessoas inclusive a minha namorada, a minha melhor amiga e também um começo com grandes amizades aqui na blogoesfera em que muitos daqui me incentivaram e comentaram o meu blog, a tudo isto que referi um grande obrigado.
Desejo a todos um próspero Ano Novo e assim me despeço...










      Bruno Cunha (Nekas)

     

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Já vi - The Departed

The Departed

Visionei pela segunda vez a obra que deu, finalmente, o óscar Martin Scorsese.
Em Boston, existe uma luta entre a autoridade policial e o crime organizado. Assim surge Costigan (Leonardo DiCaprio)m um homem ao qual foi recusado a entrada na polícia mas conseguiu lugar como infiltrado no maior líder do crime organizado, Costello (Jack Nicholson). Mas Costello também possui a sua toupeira, Colin Sullivan (Matt Damon) que ingressará na polícia. Agora, existem duas topeiras nos lados opostos da lei e inicia-se uma investigação por ambas as partes a fim de descobrir a sua toupeira...

 


The Departed - Entre Inimigos é um thriller emocionante e com a grande mestria de Scorsese. As personagens estão muito bem interpretadas onde Martin Sheen e Mark Wahlberg também conseguem boas interpretações mas o grande destaque vai para um dos meus actores de eleição que se apresenta, uma vez mais, excelente - Nicholson.
A banda sonora cumpre o seu objectivo assim como a paisagem de Boston que está muito bem caracteriza, o ambiente do thriller é, por vezes(poucas), um bocado parado mas nunca perde a essência de um dos melhores thrillers da década sempre com o toque de Scorsese e com um dos melhores finais alguma vez vistos no cinema. 


Tagline:"The only one that can do what I do is me. Lot of people had to die for me to be me. You wanna be me?"

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Já vi - Requiem For a Dream (A Vida não é um sonho)


Requiem for a Dream 

Sara Goldfard (Ellen Burstyn), uma mulher idosa que está rodeada por solidão, vê a sua vida rapidamente mudada devido a ser vencedora de um sorteio que a levará à televisão. Paralelo a estes eventos encontra-se Harry (Jared Leto), filho de Sara e drogado, que juntamente com Marion (Jennifer Connelly) e o seu amigo Ty (Marlon Wayans)vão começar a vender droga na rua. Agora, Sara terá de iniciar uma dieta a comprimidos a fim de caber num vestido para se aprontar para o concurso, enquanto Harry e companhia terá que lutar por conseguir suprimir o vício pela droga e tentar arranjar droga para venderem já que se encontram no meio de uma guerra entre famílias e a droga não se encontra tão facilmente.

Requiem for a Dream ou A Vida não é um sonho, é eternamente memorável pelo esplêndido trabalho de realização de Darren Aronofsky e pelas maravilhosas interpretações dos actores envolventes.  A banda sonora de Clint Mansell está soberba e as ténicas de realização interessantes e sublimes assim como o argumento que embora não caracterize Requiem for a Dream, já que esta obra se eterniza pelo som, realizaçao e interpretações e não tanto pelas palavras.
Enfim, Requiem for a Dream revelou-se um produto de sucesso do qual tinha as expectativas elevadas e não saí desiludido.


Tagline:"Marion: I love you, Harry. You make me feel like a person. Like I'm me... and I'm beautiful.
Harry: You are beautiful. You're the most beautiful girl in the world. You are my dream".



 

Já vi - American History X (América Proibida)


American History X
Na altura do Natal costuma passar bons filmes ou pelo menos estreiam filmes e não temos que passar a véspera de Natal de Ano Novo a visionar filmes que dão durante o ano várias vezes mas sim filmes que muito(ou nada) têm haver com esta altura do ano. Contudo, Natal é tempo de fraternidade, hospitalidade e sobretudo de amor. Ora neste filme está isso presente. Não tão visível quanto pareça, mas está lá.
A história situa-se em Venice Beach e é lá que vive um orgulhoso skin head que se chama Derek Vinyard (Edward Norton), um inteligente Homem que após a morte trágica do seu pai quando este apagava um fogo(era bombeiro) num bairro problemático oriundo da raça negra e é morto no cumprimento do seu dever, Derek tende a ganhar um enorme ódio contra as outras raças e especialmente aos imigrantes ilegais. Assim, Derek, estimulado pelo líder do grupo de racismo daquela zona, irá lutar contra as "injustiças" que o povo diferente de ele prega ao povo trabalhador american. Mas, a casa de Derek é atacada por um grupo da raça negra e, impiedosamente, Derek mata dois desses homens. Agora, Derek cumpre três anos de prisão e volta diferente da prisão, reinvindica do seu racismo e recusa-se a não agir de forma igual. Agora, Derek fará de tudo para viver uma vida normal e de igualdade mas o único problema é se conseguirá mudar o seu irmão, Danny (Edward Furlong) que via Derek como um modelo-a-seguir e que tenta entrar no seio da fraternidade racista.
Ele conseguiu mudar-se, conseguirá mudar o seu irmão?

Realizado por Tony Kaye onde o seu trabalho não é muito notável(fora alguns momentos) mas consegue cumprir a sua função. O argumento do filme está deveras bem feito onde Edward Norton tira o protagonismo e torna-se uma personagem memorável desta obra. Edward Furlong não está nada mau e mostra-se (ainda)mais competente que em Terminator 2, com uma banda sonora muito boa, American History destaca-se pelo seu conceito e pela sua crítica à sociedade e para sublinhar que o sonho de Martin Luther King ainda não está realizado - A luta pela igualdade racial. 


Tagline: "There was a moment... when I used to blame everything and everyone... for all the pain and suffering and vile things that happened to me, that I saw happen to my people. Used to blame everybody. Blamed white people, blamed society, blamed God. I didn't get no answers 'cause I was asking the wrong questions. You have to ask the right questions". 
 




domingo, 27 de dezembro de 2009

Já vi - Paranormal Activity (Actividade Paranormal)


Paranormal Activity
Um casal americano residente em San Diego, vê-se arrastado para uma série de eventos propícios de fantasmas e demónios devido a uma antiga perturbação que segue Katie desde pequena. Assim, Micah, o seu marido, decide comprar um equipamente de vídeo e filmar vários dias das suas rotinas em casa e especialmente filmar a noite. Agora, o casal irá ver o que se passa durante a noite em sua casa e farão de tudo para remediar o que possa estar a perturbá-los.

Paranormal activity é um filme de 2007 que só agora saiu nos cinemas que mostra o casal em 2006 com as suas perturbadoras noites. Filmado com um minúsculo orçamento, o filme apenas com as gravações de câmara usado anteriormente em filmes como Cloverfield, reside apenas com close-ups e fade out entres as cenas dando um aspecto "realista" ao filme.
O filme tem dois finais possíveis, felizmente vi aquele que pode ser considerado interessante e com uma vertente gore.
É verdade que o filme apresenta alguns clichés, mas mesmo assim o filme consegue assustar(e bem!) o espectador sem uma única morte ou assassino nas redondezas.
Paranormal activity é uma das surpresas do anor e revela-se um projecto bastante assustador,interessante e reside nele a prova que não é preciso grandes orçamentos para fazer filmes de qualidade.

Esquecem Saw, Final Destination, Scream e por um bocado de tempo esqueçem The Shining - Paranormal Activity destrona-os todos.Isto meus caros amigos, isto é terror (falando da minha versão gore).


Tagline: "Who's there?"

 

Panic Attack! (Ataque de Pânico)



Uma curta-metragem à qual temos de louvar pois foi produzida apenas com um orçamento de 300$ o que salienta que não é preciso mega orçamentos para fazer algo com mega qualidade.
A curta mostra um ataque à capital do Uruguai, Montevídeo.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Já vi - Spider-Man 3 (Homem-aranha 3)


Spider-Man 3
Sendo fã assumido desta personagem da Marvel, devo dizer que este é um dos meus maiores descontentamentos cinematográficos de sempre. Perdeu tudo o que Spider-Man conseguiu optimamente e que Spider-Man 2 conseguiu razoávelmente. 
 Assim, o homem-aranha neste capítulo terá de enfrentar o seu maior inimigo - si próprio. Devido a uma estranha substância que se apodera de um hospedeiro, Peter Parker (Tobey Maguire) verá toda a sua vida mudada devido a essa estranha substância, paralela a este acontecimento encontra-se Flint Marko(Thomas Church) ou como ficará conhecido devido à sua fuga da prisão - Sandman que ,supostamente, é o responsável pela morte do tio Ben.

 Agora, Peter que terá que lutar contra o seu próprio amigo, Harry Osborn(James Franco), devido à culpa que este põe em Parker. Além disso, Peter terá que enfrentar Eddie Brock (Topher Grace) que face à humilhação de Parker irá ser consumido pela estranha substância e tornar-se-á um dos mais populares arqui-inimigos do Homem-aranha - Venon.
Parker terá de enfrentar tudo isto e lutar pelo equiíbrio amoroso com a sua musa Mary Jane Watson (Kirsten Dust).

Este filme peca pelo cliché (basicamente), a banda sonora não apresenta nada de novo, o argumento falha(e de que maneira) de onde a única coisa positiva será mesmo as várias histórias paralelas, a realização não acrescenta nada de novo e as personagens estão horríveis principalmente Tobey Maguire que está fraquíssimo!(menos James Franco que acho que está convincente embora um pouco estúpido na altura da amnésia).

Enfim, Spider-Man 3 é um projecto falhado embora os seus efeitos especiais estejam bastante bons e esse é mesmo o ponto alto deste filme juntamente com a concentração de várias personagens da Marvel. 


Tagline: "If it's a woman you're calling, then you say: "You're good woman. I'm good man..."


Cara-metade - 7/10
 




O cinema em 2009...



Aqui neste vídeo fica as memórias de 12 meses de produção com 347 filmes em 7 estrondosos e emocionantes minutos para ver e rever...




Vídeo encontrado no blog Split Screen

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Os 10 melhores filmes da década






Com um Natal muito ocupado (e com bons presentes), a convite de um amigo da blogoesfera, decidi colocar aqui os dez melhores filmes da década de 2000 assim como outros bloggers o farão.
Aqui apresento as minhas escolhas, no entanto tem de ficar esclarecido que não visionei todos os filmes da década e, contudo, várias obras-primas poderão não ser mencionadas nesta lista. 

Memento (2000) 

 No verão de 2000 saiu Memento, uma obra-prima de Nolan ao qual eu acho que tem um dos melhores argumentos de sempre e, na minha opinião, a obra-prima de Nolan.
Arrebatador, excitante e (quase) perfeito.


Gladiator (2000)


Uma das melhores e mais bem retratadas histórias de Roma, uma soberba interpretação de Joaquim Phoenix e o fantástico Russell Crowe.
Espectacular, intenso e memorável. 


Lord of the Rings: The Fellowship of the ring (2001)

Acho que este filme é imprescendível na minha lista pois o filme é das melhores obras de sempre. Visualmente perfeito e com uma história emocionante, com este capítulo começou uma nova era que revolucionou o mundo cinematográfico.


Gangs of New York (2002) 


Uma obra imprescendível a um amante do cinema de Scorsese. Espectacular e com uma das melhores interpretações da década pertencente a Daniel Day-Lewis.





Big Fish (2003)

Quem me conhece nestas bandas, com certeza que sabe que sou um dos maiores adeptos deste filme onde este filme na minha lista de filmes preferidos só é destronado pelo perfeitos Schindler's List e encontra-se empatado com Memento. Magnífico, Hipoteticamente verdadeiro, extremamente pensador e sonhador.

V for Vendetta (2005)


Este é o meu filme preferido baseado em banda-desenhada. O filme é harmonioso( a banda sonora é arrebatadora), com uma vingança imperdível e com uma vontade de justiça chocante.

Into The Wild (2007)

 

O espírito da liberdade melhor expresso nesta década e sem palavras para o descrever. Talvez belíssimo?


Gran Torino (2008) 


A obra que mais me surpreendeu da década e da carreira de Eastwood. Todos os racistas no mundo deviam visionar esta obra e acordar para vida e reflectir sobre uma incontestável verdade - Somos todos iguais.

Deception (2008) 


Talvez um dos meus preferidos guilty pleasures que não visionei a tempo do passatempo do Cinemajb. Merece esta menção honrosa pois quando o vi, simplesmente, rendi-me.
Argumento coeso, personagens bem invocadas, final estonteante e um maravilhoso twist.

Inglourious Basterds (2009)


Uma obra espectacular e com certeza uma obra mencionada na gala dos óscares a realizar-se no início de 2010. Uma história paralela à história do mundo mas mesmo assim um argumento fabuloso e com várias característica do cinema Tarantinesco( embora este filme saia um pouco do seu género).

Menções honrosas: 21 grams (2003), Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl (2003), Mystic River (2003), Avatar (2009), (500) Days of Summer (2009), Public Enemies (2009), Moon (2009), The Curious case of Benjamin Button (2008), A beautiful Mind (2001), Cinderella Man (2005),The Dark Knight (2008), Butterfly Effect (2004), etc.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Cinema com o Natal - The Nighmare before Christmas (O Estranho Mundo de Jack)


The Nightmare Before Christmas
Aqui vos apresento uma obra de Natal e musical não-convencional. Mas não-convencional não significa má ou fora de contexto, por outro lado, não-convencional significa uma esplêndida criatividade e uma obra sublime.
Tim Burton aqui assume o papel como produtor embora neste filme estejam (quase)todas as caracteríticas do cinema Burtonesco, o filme é realizado por Henry Selick embora seja baseado em figuras de Burton.
Danny Elfman, compositor da fita, e dá a voz à personagem principal,  Jack, um estranho esqueleto que reside na Halloween Town mas que está cansado de estar todos os anos a preparar-se para o Halloween e assim descobre o Natal. Agora, Jack irá fazer de tudo para tentar ensinar o Natal aos moradores da sua vila e conseguir um maravilhoso Natal.
Como musical, esta fita conseguiria adquirir uns bons pontos de classificação, contudo, para mim, a verdadeira pérola neste filme é mesmo a fábula por detrás do Natal - como explicar o Natal?
É verdade que as letras musicais são muito boas, todo o mundo criado no inimaginário de Burton está repleto neste filme de forma muito original e, já datado de 1993, é de dar louvor e crédito à verdadeira originalidade deste filme devido à sua data de criação. É, de facto, um filme a visionar nesta quadra natalícia.

 Tagline: "Sit together, now and forever,For it is plain, As anyone can see, We're simply meant to be"



quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Será desta?



É desta que Tekken terá a sua adaptação cinematográfica. A indústria dos videojogos adaptados para filmes já não é novidade e filmes tais como Street Fighter ,que saiu recentemente, é uma das provas. Mas serão eles bons? Esperemos que sim, pois não têm sido muito boas as adaptações de videojogos para filmes mas deste esperamos algo de melhor.
Embora este filme não apresente nenhum actor mundialmente famoso, podemos notar pelo poster que a personagem principal será mesmo Jin, o que é bom sinal pois normalmente nas adaptações vemos várias personagens desses jogos mas tiram o protagonismo às principais...
Bem, agora o que resta é mesmo esperar...

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Já vi - Planet 51 (Planeta 51)





Planet 51
Já visionei a nova obra de animação da lion animation. A experiência revelou-se bastante engraçada embora inferior à obra da pixar - Up.
O filme passa-se num estranho planeta que vive sobre constante medo de ataques alienígenas. Com a nova estreia  do filme "Humaníacos III" aparece uma estranha nave nesse planeta juntamente com um estranho robô (parecido com o Wall-E). Assim, Lem(Justin Long), um alien que estava bastante contente com a sua vida, vê-se rapidamente envolvido com este alienígena e fará de tudo para ajudar o astronauta, Charles T.Baker (Dwayne Johnson), a regressar à sua nave a fim de voltar ao seu planeta. Mas vários problemas irão surgir pois um malévolo general (Gary Oldman) fará de tudo para caçar esse alienígena.


O filme é claramente de comédia em que, por vezes, esta(comédia) roça o genial. As personagens estão muito bem "desenhadas" e possuem características bastante relevantes e originais. A banda sonora nota-se pouco mas está lá e cumpre o seu papel. O argumento não é nada de inovador mas está coeso e engraçado(já que esse é o seu objectivo principal - entreter).Enfim, Planet 51 revelou-se uma expriência mais destinada às crianças mas de certeza qe os graúdos irão também disfrutar dessa experiência.


Tagline:"That is a strange place for his antenna"


 

 

Já vi - The Chronicles of Narnia: Prince Caspian (Príncipe Caspian)


The Chronicles of Narnia
Prince Caspian

Depois do visionamento do primeiro capítulo da saga no cinema, despertou-me um interesse pelo visionamente do segundo capítulo. 
O primeiro não era mau, este é péssimo!
O melhor adjectivo que arranjaria para caracterizar esta fita seria paupérrimo. Esta é (mais) uma sequela falhada de Hollywood, e só de saber que ainda há mais uns quantos filmes pela frente, de acordo com os livros da saga.
 Nárnia já não aquela terra encantada que aparentava ser e Peter(William Moseley), Edmund(Skandar Keynes), Lucy(Georgie Henley) e Susan(Anna Popplewell) agora regressam a esta Terra devido a um príncipe em apuros que souo uma corneta.
Esse príncipe era Caspian(Ben Barnes) e, traído pelo seu tio, Miraz (Sergio Castellitto) que devido à sua mulher ter engravidado e ter dado um herdeiro de Miraz, este irá tentar assassinar Caspian na tentativa de ocupar o seu trono já que Caspian era o herdeiro ao trono.
Agora, Caspian terá que se aliar ao Narnianos, os quais se pensavam extintos, e lutar conta o seu povo, os Telmarinos, em busca de justiça.

O filme, como já me referi, é paupérrimo, um vrdadeiro assassinato ao primeiro capítulo que embora não perfeito tinha hipóteses de inovar. As interpretações são horrorosas, especialmente dos irmãos Pevensie(Peter, Edmund, Susan e Lucy), a realização quase não se nota, talvez o som seja o ponto mais forte do filme enquanto o resto falha tudo, enfim o segundo capítulo da obra de C.S. Lewis revela-se uma má adaptação do Senhor dos Anéis para crianças...
Tagline:" Everything you know is about to change".

 


   

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Já vi - Home Alone

Era óbvio que não poderia faltar na minha lista de filmes a ver no natal a famosa comédia Home Alone ou Sozinho em Casa.
Inicio esta crítica pelo o primeiro capítulo da saga, e como nas restantes, conta a história de um menino, Kevin (Macaulay Culkin), que,acidentalmente, é esquecido em casa quando a família parte para férias.
Assim, aparece um bando de dois ladrões, Harry(Joe Pesci) e Marv, que tentam assaltar as casas da vizinhança(já que é época de Natal) inclusive a de Kevin. Mas Kevin irá ripostar através de inúmeras e (ir)reais armadilhas e partilhas deixando os ladrões K.O.(literalmente).




A sequela continuou, e aparecer Home Alone 2, desprovido de criatividade mas mesmo assim, talvez, o meu preferido.
É novamente altura de férias e, desta vez Kevin embarca com a família, mas embarca no avião errado trocando o destino de férias que era, supostamente, Califórnia, pela cidade que nunca dorme, Nova Iorque.
Kevin terá que enfrentar uma nova cidade sozinho, e a acrescentar (re)aparecem os ladrões do costume, Harry e Marv, agora não com o objectivo de roubar a casa de Kevin, até porque este está numa casa abandonada, mas sim ajustar contas com este pois ele fez com que eles fossem capturados pelas autoridades.





Home Alone 3, já sem a magia que os dois primeiros transportaram, trouxe um novo "traquinas", uma nova cidade, Chicago, e uma nova história.
Alex Linz, um pequeno rapaz, vê-se "enjaulado" em casa durante a época Natalícia devido à varicela.
Alex, antes de estar doente, recebeu uma prenda, um carro comandado devido à ajuda que prestou a uma vizinha. Esse carro proveio de um engano no aeroporto em que o carro veio parar às mãos dessa velha senhora, assim, ela decidiu-o oferecer a Alex mas, ambos não sabiam o que o carro escondia. Este, pertencia a um grupo de ladrões profissionais que esconderam um chip dentro desse carro ao qual necessitavam rapidamente deste. 
Assim, este grupo de ladrões liderado por Olek Krupa vai tentar reaver o chip o mais violentamente e rapidamente possível.


Porquê mencionar o 4?
Porquê?
Eu não aconselho nada o visionamente desta fita.
Falta de criatividade. Falta de coesão. Falta...falta tudo para ser um filme de natal. Falta tudo para ser um filme. Home Alone 4 é, apenas, uma sequência de descreativo trabalho e de cenas gravadas por uma câmara. Não vejam...
É como no poster, um susto!