quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Toy Story 3 (2010)

 

toy_story_3_movie_poster

Toy Story 3

Enquanto filmes como O Rei Leão ou Wall-E (Crítica aqui) surgem como os melhores filmes de animação, a minha resposta, evidentemente, recairia em Toy Story. Toy Story é mais que o melhor filme de animação de sempre, é o filme da minha infância. Um filme que define sonhos e vidas e carrega uma enorme nostalgia aos tempos de criança.

O pedaço de história de os bonecos ganharam vida é deveras original e encantador. Enquanto o dono dos bonecos cresce, desde a sua infância (No primeiro capítulo) até ao tempo de ir para a faculdade (Neste terceiro capítulo), os bonecos prevalecem ao tempo, e os únicos sinais de velhice são mesmo estragos de um próspero passado onde Andy (O Dono) brincava com eles. Agora, neste terceiro capítulo, os bonecos são doados a uma creche por engano e vêem-se inquietos em relação ao seu futuro.

Toy Story, além do filme nostálgico que é, aparte da extrema fiabilidade ao recontar uma história de brinquedos com vida, Toy Story é um filme sobre amizade, aliás, é um filme sobre como ser um bom amigo. É aqui que a genialidade da Pixar se concentra nesta obra com eterno e sublime valor misturando comédia, tristeza, amor, generosidade, entre tantos outros.

E posso dizer que sem ser o melhor filme da trilogia, foi um dos filmes que mais me deixou alegre em ir ver ao cinema pois é uma trilogia que soube como começar (O primeiro capítulo é inefável) e soube encerrar, perfeitamente, com este capítulo, uma das melhores trilogias de sempre da sétima arte.

toy story 3

17 comentários:

Tiago Ramos disse...

Não sou muito fã de filmes de animação e muito menos da saga Toy Story, de qualquer forma, Toy Story 3 é tão sensível, tão adulto, tão brilhante, tão bonito... que é impossível não soltar umas lágrimas ao vê-lo. Concordo com a nota.

JB disse...

Se é o melhor filme de animação, isso não sei... Mas tem uma sensibilidade tal, que é impossível não ficar com a lágrima naquele final. Lindo como poucos, momentos inesquecíveis com o Ken (que grande descoberta) e um Bzz a falar espanhol delirante! Um aspecto que não gostei foi o 3D. Não precisariam disto para melhorar a qualidade, apenas os cofres da empresa. Para mim o 3D recomenda-se no cinema de terror, quando bem aproveitado e pouco mais. O cinema de terror quer sustos, e o 3D poderá ajudar a isso. Aqui, confesso que me cansou, além de que torna a imagem mais escura do que o desejável. Tirando isso é um filme quase perfeito!

djamb disse...

Toy Story 3 fechou a saga com chave de ouro! Quanto a mim, daria nota 10 :)

Mateus Souza disse...

Incrível como a Pixar acerta em seus filmes. Mais incrível ainda é como Toy Story foi ficando cada vez melhor.

Movie Lover disse...

Eu dava-lhe mais um pontinho. Nota 10.
O melhor dos 3 Toy Story.

Abraço.
http://vidadosmeusfilmes.blogspot.com/

Dora disse...

Tenho um amigo meu que foi ver o filme e adorou! Não se cala com aquilo. Aposto que gosto mais do que o filho! :-)

DiogoF. disse...

Fico contente por encontrar mais alguém que partilha da minha opinião, relativa ao facto de este ser o melhor da trilogia. Ainda assim, não acredito que haja algum dia um filme a superar, para mim, o Rei Leão.

Bruno Cunha disse...

Tiago, afinal sempre viste a saga.

João, sei que a tua escolha de melhor filme de animação recai sobre o Rei Leão.
Quanto às cenas do filme que referiste, são algumas das tantas espectaculares, emociontantes e geniais.
Em relação ao 3D, achei muitas vezes desnecessário e apenas como manobra de extorquir dinheiro. Em relação aos filmes de terror, acho que funciona muito bem, da forma correcta.

djamb, foi um encerramente perfeito!

Mateus, não foi ficando melhor pois, a meu ver, o melhor é o primeiro mas manteve sempre o seu grau de genialidade.

Dora, o filme consegue afectar ambas as idades.

DiogoF., nada de acordo. :)

Abraços

thicarvalho disse...

Bruno concordo plenamente. Fechou com Chave de Ouro. Divertido, simples e emocionante. Um filme a altura dos dois longas anteriores. Talvez até melhor. Grande abraço.

Bruno Cunha disse...

thicarvalho, está, com certeza, à altura mas não é melhor. De resto, concordo.

Abraço

Cristiano Contreiras disse...

SIMPLESMENTE ÚNICO!

Saí emocionado e contagiado pelo ritmo, roteiro e produção do filme - como pôde ser tão perfeitinho? sim, Toy Story 3 consegue ser mais criativo e mais humano que os dois primeiros, sem dúvida coloca no chinelo as chatices repetitivas de Shrek e é mais digno, prazeroso e mais legal que outras animações por aí.

Achei muito bom mesmo a maneira como coloca a questão dos brinquedos - buscam, mais que tudo, o afeto dos humanos; querem atenção e não querem ser esquecidos jamais pelos seus donos - estes, inevitavelmente, crescem e tem que lidar com escolhas também.

O roteiro é muito bem dosado - é mais ousado na parte de delinear detalhes da vida e motivação do urso roxo...da forma como recria os diálogos e entrosamento de Woody e cia; da maneira como toca em nós nas cenas finais de Andy despedindo-se dos brinquedos...na maneira como a ação se desenrola com o humor...nunca ri tanto e, confesso aqui, que chorei no final...me arrepiei sim...e saí apaixonado!


Fiquei feliz mesmo! Toy Story fez parte de minha infancia, e pelo visto será definitivo pra toda vida!

Abraços

Bruno Cunha disse...

Cristiano, uau!
Sem dúvida que Toy Story permanecerá para sempre nas nossas vidas.

Abraço

anouc disse...

Tem algumas cenas um demasiado fortes para as crianças... acho que a PIXAR não se pode esquecer de quem é o publico alvo.

E por fortes falo da cena da incineração na lixeira. Ou do bebé chorão completamente creepy. Até eu me arrepiei. :s

Bruno Cunha disse...

anouc, não acho.

Abraço

ArmPauloFerreira disse...

Não vi o terceiro capitulo mas revejo-me igualmente no teu texto e sem dúvida o filme será maravilhoso como toda a gente diz. Vou aguardar que chegue a DVD para comprar a trilogia para os meus pequenos verem (pois... espero que peçam para os ver montes de vezes que terão companhia... eh, eh,eh).
O Toy Story 1 marcou-me para a vida e este sim foi um dos filmes mais revolucionários da história do cinema. E que exemplo para a industria tão eternamente maravilhoso.

Bruno Cunha disse...

ArmPauloFerreira, então os teus pequenos ainda não viram Toy Story? :p

Abraço

ArmPauloFerreira disse...

Sim já os viram varias vezes pela TV e só não os têm porque espero ter toda a trilogia em DVD original. Já os poderia ter sacado mas estes justificam plenamente o investimento... Assim bem podem juntar ao Nemo e ao Carros...