quarta-feira, 12 de maio de 2010

- Já vi: Iron Man 2 (2010)

iron_man_two_ver6

Iron Man 2 – O Homem de Ferro 2

Quando em 2008 Iron Man estreou, um novo e refrescante filme de super-heróis veio à bala e foi abraçado, indubitavelmente, pelo público. Ora, Iron Man 2 passa-se seis meses após o magnata excêntrico Tony Stark (Robert Downey Jr.) ter dito ao mundo que ele era o homem por detrás de um fato sofisticado preparado com artilharia de ponta e pronto a privatizar a paz mundial.

Entretanto surge Ivan Vanko (Mickey Rourke) que acusa a família Stark de ter degradado a sua e fará de tudo para se vingar de Stark.

Após uma mega campanha publicitária, com mostras de cenas dos filmes, com dezenas de posters e com um parêntesis a indicar uma cena extra, surge Iron Man 2.

Na minha opinião, Iron Man 2 só ultrapassa o primeiro capítulo apenas na banda sonora a cargo dos AC/DC mas mesmo assim pouco utilizada, de resto, O Homem de Ferro 2 desiludiu-me um pouco. Eu já não esperava uma grande história, mas após uma hora de filme, quando surge o intervalo, deparo-me com a história sem nenhum avanço, apenas com as marcas que decifrámos nos trailers, fora alguma progressão na história dos Avengers. Enfim, uma história base que fez de tudo para ascender no entretenimento que, obviamente, dependia do leque dos actores.

Ora, até aqui desiludiu. Se por um lado temos um carismático Robert Downey Jr. com sintomas de cansaço, por outro, temos Mickey Rourke que só em escassos momentos mostra a sua qualidade e a sua peronsagem, Whisplash, tem pouco tempo de antena. Ainda assim, Scarlett Johanson é muito mal aproveitada quanto Viúva Negra só serve para mostrar um fato esplendoroso que reflecte as curvas de Johanson e pouco mais. Depois, Don Cheadle(!), que raio está ele aqui a fazer?, não nos deixa esquecer Terrence Howard. Mas temos alguém que quase se iguala a Downey Jr. neste filme – Sam Rockwell. Embora nos tenha apresentado filmes com performances totalmente arrebatadoras, caso de Moon (crítica aqui), Rockwell é, por vezes, excêntrico, por outras carismático, cómico e também malévolo.

Assim, Iron Man 2 surge em plena Primavera chuvosa onde a palavra-chave é entretenimento descompassado, descartável a menos que o vejamos descansado e descontraído com AC/DC por detrás.

P.S. - E não, não vi a cena extra, mas já a vi na net.

 

Iron man pontuaçao

16 comentários:

Flávio Gonçalves disse...

Pois. Já se esperava algo assim, mas também não vi o segundo portanto...

Flávio Gonçalves disse...

O primeiro*, digo.

ArmPauloFerreira disse...

Não me espanta, como sequela dum hit inesperado, o pack ser maior em abundância mas a resultar num filme apenas OK. Não o vi mas não me surpreende a análise que fizeste... provavelmente certa e em linha com muitas que já pude apreciar pela net.

JB disse...

Epa, o filme é uma seca brutal.... E desculpem lá, mas Mickey Rourke nao é actor...
Vale pelos minutos em que Scarlett Johanson dá cabo do canastro a uma série de inimigos...

Bruno Cunha disse...

Flávio, o primeiro consegue entretenimento garantidomas este até nisso falha...

ArmPauloFerreira, é apenas um filme OK, inferior ao primeiro. O que antes era novidade agora é cliché.

João, também senti um pouco essa seca. Rourke está mal aproveitado pois vê The Wrestler e quero ver se voltas a dizer isso, :p

Abraços

Rui Francisco Pereira disse...

Não sou tão pessimista como tu.
Tem erros sim, sobretudo ao nível do elenco, mas é do melhor que se arranja como entretenimento.

E Downey Jr. está fabuloso como sempre.

Abraço

thicarvalho disse...

Pegou pesado Bruno. kkkkkkkk Só concordo com vc com relação ao Rockwell e em parte a Don Cheadle. Na minha opinião, Rourke teve uma grande atuação e o filme mantém o excelente nível do primeiro longa. Não é melhor, mas continua sendo diversão de ótima qualidade. Grande abraço.

Visitem

www.cinemaniac2008.blogspot.com

Bruno Cunha disse...

Rui, Downey Jr. excelente como sempre, mas não é do melhor entretenimento.

thicarvalho, Rourke foi mal aproveitado. Enfim, todo o elenco foi mal escolhido e controlado. Não é um grande entretenimento e inferior ao primeiro capítulo.

Abraços

Mateus Souza disse...

Oi, Bruno,

Eu discordo um pouco. Gostei do filme, não supera o meu preferido no que diz respeito a super-heróis (Homem-Aranha 2), mas é um bom filme.

Sam Rockwell é, fora Downey Junior, é claro, o destaque!

Abraço.

Bruno Cunha disse...

Mateus, fica muito longe de Homem-Aranha 2, embora também prefiro o primeiro capítulo do Homem-Aranha.

Também gostei imenso de Rockwell.

Abraço

JB disse...

Bom entretenimento?????? Entretenimento é aquilo que nao me dá sono... e este deu-me muito sono... Querem um filme de super-herois??? Vao ver O Kick Ass! Homem-Aranha 2 é o melhor sobre este heroi, ate porque o 1º foi ao nivel deste Iron Man, ou seja, MUITO ABORRECIDO!

Sobre o Rourke, já o tinha dito que para mim ele nao era grande actor, e digo isto depois de ver o Wrestler (um dos mais sobrevalorizados filmes de sempre)

Tiago Britto disse...

Não achei um filme perfeito, mas gostei e me diverti muito assistindo. Acho que o vilão foi pouco explorado. Só isso! abs

Bruno Cunha disse...

Tiago, eu nem me diverti muito a vê-lo. As personagens foram muito mal aproveitadas!

Abraço

Nuno Pereira disse...

@Nekas

Com 120 minutos de filme é dificil aproveitar tão ilustre elenco :)

Eu acho que o Iron Man 2 vai ser dos melhores filmes de entretenimento que veremos este ano. Eu gostei.

Silvano Vianna disse...

Gostei muito do filme, dei muita risada, me diverti bastante com ele. Achei que o Robert estava muito bem, ele ilumina todo o filme o tempo inteiro. Gostei muito mais da trilha sonora deste também e achei um filme de ação mais completo que o 1º.

Bruno Cunha disse...

Silvano, este filme perde em todos os campos para o 1º, aliás, só a banda sonora é que é melhor. Foi uma completa desilusão.

Abraço