quarta-feira, 30 de junho de 2010

- Harry Potter, a sua história, a sua magia.

Sou grande fã de Harry Potter, mais a nível dos livros, mas sempre gostei dos filmes que conseguiram, em parte, transportar a magia dos livros de J.K. Rowling para a grande tela.

A saga, a nível cinematográfico, iniciou-se em 2001 com a realização de Chris Columbus. Depois de dois filmes e de um enorme sucesso de bilheteira e, em parte, da crítica, desde aí que Harry Potter levou nos seus diversos filmes diversos rumos a cargo de diferentes realizadores, até que aterrou nas mãos de David Yates com Harry Potter e a Ordem Da fénix que foi a pior adaptação do livro ao cinema dos Harry Potter’s. Depois, com HP e O Príncipe Misterioso (péssima tradução!), viu-se a evolução de Yates que, a julgar pelo trailer, vejo imensas semelhanças com o livro embora sinto-me no dever de me queixar pois mostram muitas cenas que não deveriam ser mostradas, mas de resto, eles que venham! Tanto em Novembro deste ano como em Julho do próximo ano, eu estou no cinema a ver Harry Potter como vi os outros todos também no cinema.

deathlyhallowsteaser

13 comentários:

JB disse...

Tirando o quarto filme e o último, todos os outros sao muito fraquinhos... No que respeita a fantasia, so mais fã de Nárnia e as suas Crónicas!

Movie Lover disse...

Eu já me perdi na história do Potter, deixei de ver a partir do 3º e ainda não tive paciência para retomar ... mas em breve vejo tudo de uma assentada.

Abraço.
http://vidadosmeusfilmes.blogspot.com/

Dora disse...

Nunca vi um Harry Potter.

Marcelo Pereira disse...

Arrepiei-me todo com o trailer! É uma saga da minha geração, e pela qual guardo muito carinho. Mal posso esperar.

Abraço

Stella disse...

Não li nenhum dos livros, e acho os 2 primeiros filmes, dirigidos pelo americano Chris Columbus, os mais fracos da série. É preciso um europeu para interpretar e dar densidade ao mundo imaginário de Rowling.

Bruno Cunha disse...

João, o quarto, curiosamente, é o que foge mais em relação aos restantes livros em relação à fantasia e magia mas é dos que melhor funciona em filme.

Bruno, tudo de uma vez é espantoso!

Dora, então vê! :)

Marcelo, também é uma saga da minha geração e que me está a agradar em relação ao trailer.

Stella, discordo. Os dois primeiros filmes são os que melhor transmitem a magia de Hogwarts.

Abraços

David Martins disse...

o meu favorito continua a ser o 3º, vamos ver se desta se superam :-) porque o ultimo é o meu livro favorito ex-quo com o 4º ;-)

Bruno Cunha disse...

O sexto também é o meu preferido em livro!

Abraço

DiogoF. disse...

Sou um grande fã de Harry Potter. Não dos filmes, mas sim dos livros, que me acompanharam durante grande parte da minha infância e fizeram parte de muitas das minhas brincadeiras e fantasias. Eu queria mesmo ir para Hogwarts.

Acho que os dois primeiros filmes, como já disseram, são os que melhor transmitem a atmosfera, a mística de Hogwarts, algo que me entusiasmou muito na altura - especialmente no primeiro.

No entanto, acho que de filme para filme, tem vindo a piorar. A principal razão talvez seja a falta de tempo para abordar situações extremamente importantes que acontecem no livro. Ainda assim, acho que o 6º filme se distancia em muito dos outros, em termos de fidelidade. Aliás, é a pior adaptação de livro a que alguma vez assisti.

Saí do cinema completamente desiludido, quase destroçado. Não acreditava que fosse possível fazer um tão mau trabalho. Achei verdadeiramente péssimo. O 6º livro, vá, esta parta da estória, é sobre o Snape. É para dar hype ao Snape, para nos contar os seus defeitos, as suas virtudes, para nos falar do seu intrigante, misterioso e negra (mas ainda assim virtuoso) passado. É suposto construir um ambiente, um fio condutor que intensifique toda uma surpresa e toda uma relação que envolve a estratégia delineada por ele e pelo Dumbledore para destruir o Voldemort.

Snape ? Nem vê-lo. "Half-Blood Prince" foi mencionado quê, três vezes ? Foi um mero e reles romance. Apenas tratou a relação Ron-Hermione, com pitadas de Harry-Ginny.

Ainda assim, depois de ver este trailer, estou com grandes expectativas (e estou muito contente por terem decidido dividir o filme).

Snow disse...

Os livros são bons, gostei de todos (o meu favorito é o 3º). Já os filmes, hum, tirando no 4º, saí de todos da sala de cinema bastante desiludida.

Bruno Cunha disse...

Diogo, a verdade é que os filmes não chegam mesmo aos calcanhares dos livros.

E acredita que não eras o único a querer ir para Hogwarts.

Snow White, o meu preferido em livro é o 6 mas em filme é, provavelmente, os dois primeiros.


Abraços

Rui Francisco Pereira disse...

A partir do terceiro filme (que é o melhor de longe), deixei de me identificar com aquilo.

Vejo "por desporto", mas a verdadeira magia de Hoghwarts desapareceu e tem vindo a dar lugar a intrigas frouxas dignas dos Morangos com Açucar.

O exemplo mais claro é de facto o quinto filme. Mau. Mau demais.

Abraço ;)

Bruno Cunha disse...

Rui, foi perdendo a magia e atinge o cúmulo no quinto até porque o filme já é mau mas comparado com o livro ainda consegue ser pior.

Vamos ver o que sai deste novo...

Abraço