sábado, 5 de junho de 2010

- Já vi: Kick-ass (2010)

kick-ass_hit_girl_poster1

Kick-Ass – O Novo Super-Herói

Não me lembro exactamente do dia em que vi a primeira vez o trailer de Kick-ass, lembro-me, perfeitamente, de (re)ver e de chamar o meu irmão para ver e enviar, pelas redes sociais, a todos os meus amigos o trailer deste filme. Depois, soube que era uma adaptação de uma BD e vi que era uma BD que envolvia muito sangue e pessoas que tentam ser super-heróis. Assim como o protagonista da nossa história, Dave ou Kick-Ass (Aaron Johnson), eu questiono-me

Porque é que ninguém tenta ser um super-herói?

É com esta premissa que a história de desenrola. O protagonista, Dave, é apenas um adolescente que existe. Ofuscado num mundo egoísta e à base da internet e pornografia, David tenta ser um bom samaritano através de um super-herói mas que não tem super-poderes. Assim, através da rápida divulgação das redes sociais, a notícia espalha-se e vários seguem o seu exemplo. Até que Dave encontra um poderoso vilão que ele para derrotar precisará de ajuda.

 

Kick-Ass foi rodeado de um hype extremo ao longo dos meses que antecederam a sua estreia e, embora não corresponda ao hype, Kick-Ass safa-se bem. Mais que um filme sobre super-heróis, Kick-Ass é uma crítica à sociedade contemporânea, à nossa sociedade. Está lá tudo, as redes sociais, a criminalidade, o egoísmo, a falta de coragem, etc. e embora o faça de forma um pouco mais inocente que a BD, Kick-Ass, explicitamente, mostra o mundo que nos rodeia, de facto.

 

O filme não se rege apenas pela esplêndida crítica à sociedade. Não. Tem alguns aspectos vantajosos. A câmara que funciona muito bem e em perfeita sintonia com a fabulástica banda sonora e com o, embora pouco aproveitado no que toca às histórias paralelas mas bem estruturado, argumento. Depois, temos as personagens – Kick-Ass, Big Daddy, Red Mist, Hit-Girl, etc. Kick-ass já foi falado, depois, Big Daddy (Nicholas Cage), demonstra a sua veneração por BD e embora não seja um papel marcante na carreira de Cage, com certeza que não será lembrado como um mau. Depois, Red Mist interpretado por Christopher Mintz-Plasse que demonstra ser, cada vez mais, um actor promissor e resta-nos Hit-Girl a quem dedico o poster e que, graças a Chloe Moretz que interpreta uma pequena rapariga que é uma verdadeira assassina e arrecada um espaço especial no nosso coração e na 7ª arte, escusado será dizer que ela rouba todas as cenas onde entra!

 

Sucintamente, Kick-Ass é uma obra que peca por não ter ido mais longe. Funciona muito bem e realmente somos Kick-Assados mas a leve impressão é que só funciona como entretenimento, mas o melhor entretenimento dos últimos tempos!

 

kick-ass2

12 comentários:

JB disse...

Pois eu confesso que é dos melhores filmes que vi nos últimos anos. Epa, nao me lembro de me divertir tanto como neste filme. Apesar do hype enorme em torno do filme, eu so tinha visto umas fotografias do filme antes de o ver.
E depois tem Hit Girl, a melhor personagem que apareceu no cinema em muitos anos. Ela merece um filme só para ela!
Eu dou 9,5/10

Bruno Cunha disse...

João, o divertimento é garantido neste filme!
Quanto a Hit-Girl, era porreiro uma sequela de Kick-Ass e uma história em separado dela mesmo...

Abraço

Rui Francisco Pereira disse...

Já eu detestei...

Sem piada, forçado, com cenas de nudez completamente descabidas.
A hit-girl não me disse nada, o Cage também não...

Nem acabei de o ver.

Não gostei nada, nada mesmo..

Abraço!

Bruno Cunha disse...

Rui, ui! :S
Eu pensava que tu irias gostar, eu não adorei mas gostei imenso e acho muito melhor no que toca a entretenimento, muito melhor que Iron Man 2!

Abraço

Jardel Nunes disse...

Estou muito ansioso para ver o filme, infelizmente ainda não estreou no Brasil e duvido muito que vai passar no cinema aqui da minha cidade...
Mas fico no aguardo do filme, e da HQ que a editora está prometendo lançar a algum tempo.
Abraços

bruno knott disse...

Este é mais um daqueles filmes que eu não conhecia e acabei tendo interesse por causa dos blogs de cinema.

Você é mais um blogueiro que fala bem do filme, apesar de algumas ressalvas.

Sem dúvida quero assistir!

Abraços.

Bruno Cunha disse...

Jardel, tens de ver, então. Quanto à HQ também queria ler visto que tem ainda mais sangue que o filme. :D

Bruno, o hype em relação ao filme era despropositado mas este filme oferece-nos bons momentos de entretenimento requintado.
Não é um must mas é um bom filme a ver.

Abraços

Nuno Pereira disse...

Ainda não vi este, mas é um dos mais da minha lista para ver :)

Isto de morar longe do cinema é o que dá.

No entanto pelo que tenho lido até esperava uma nota melhor da tua parte.

Loot disse...

Há cenas de nudez descabidas? aonde? Já não me lembro. Tenho de voltar a ver adoro cenas de nudez sejam descabidas ou não. Mas agora a sério não me lembro de ver nada de mais no filme em relação a isso e acreditem que com a Lindsay Fonseca eu estava bem atento.

Acho também que há filmes que podem só ser de entretenimento, não têm de ser mais do que isso. entreter também é importante e também deve existir há excelentes filmes do género.
Por acaso não acho que o kick ass seja só isso, vejo-lhe uma lição, uma moral, uma crítica.

Eu adorei.

Bruno Cunha disse...

Nasp, tens de ver. O problema do filme é que não correspondia por completo ao hype nem ao sangue da BD. Mas é mais que um produto teen.

Loot, eu gostei. Kick-Ass fez-me passar um excelente momento de entretenimento(do melhor) e para além disso, como tu referes, carregava uma crítica à sociedade!

Abraços

Silvano Vianna disse...

Já conferi também Nekas, estou aguardando a estreia dele nos cinemas para soltar a nossa resenha, discordo da nota eu daria um 8,8. Nem tinha percebido que não tinhamos adcionado o seu blog a nosso blogroll, depois de tantas visitas, mas esta feito.
Abraços!

Bruno Cunha disse...

Silvano, opiniões.
Muito obrigado! :)

Abraço