Taxi Driver
Mais um monótono dia é riscado do calendário. Travis (Robert DeNiro) é um taxista em Nova Iorque que vive trabalhando e sente-se solitário e enojado perante uma cidade repleta de lixo (de acordo com o filme, entende-se por lixo os criminosos, os ladrões, os drogados, as prostitutas, etc.). Então, Travis decide socializar-se e, por fim, tentar fazer justiça pelas próprias mãos na cidade que nunca dorme.
Em Taxi Driver, Martin Scorsese faz do táxi é o veículo do filme, literalmente. Através dele, Travis deambula pelas ruas e descobre o móbil de todo o filme. Mas o que torna este filme a obra-prima que tanto proclamam? Bem, uma das respostas, seria a sua irrepreensibilidade. A esforçada câmara, a perturbante banda sonora, o cuidade do mise en scène, o leque de actores e, por fim, o argumento.
Recuperando o parágrafo anterior, realço o leque dos actores. Robert DeNiro num registo sublime e notável, Jodie Foster promissora e um pequeno mas forte papel de Harvey Keitel, tudo isto no mesmo filme. Depois, o argumento. Este, com uma forte linha narrativa que suporta um storytelling inovador, é neste mesmo que surge a pequena falha que não deixa este filme ser uma obra-prima por completa. Surge, a meu ver, uma falha na construção narrativa que deixa em aberto vários momentos do filme mas, de resto, uma obra-prima absoluta. O melhor de Martin Scorsese.
Depois, Taxi Driver possui uma veia filosófica que recai na personagem principal e que nos reflecte sobre um dos maiores e piores problemas do mundo – a solidão. Além da solidão, a personagem de Travis encarrega-se de assumir as personagens da sociedade que se sentem revoltadas com esta mesmo mas não agem. Sucintamente, Taxi Driver assume os maiores problemas do mundo numa só pessoa e este trabalho assume-se, a meu ver, como o melhor de Martin Scorsese.
“All the animals come out at night - whores, skunk pussies, buggers, queens, fairies, dopers, junkies, sick, venal. Someday a real rain will come and wash all this scum off the streets. I go all over. I take people to the Bronx, Brooklyn, I take 'em to Harlem. I don't care. Don't make no difference to me. It does to some. Some won't even take spooks. Don't make no difference to me.”
19 comentários:
Excelente nota para um excelente filme! Um dos meus preferidos de Scorsese, ao lado de TOURO ENRAIVECIDO e O AVIADOR.
Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «
Roberto, também é um dos meus preferidos ao lado de Raging Bull.
Abraço
Epá eu agora assustei-me...pensei que também ias dizer que o "Taxi Driver" era fraquinho...como disse o nosso colega sobre o "Goodfellas"...
Nekas, gosto muito do grafismo da tua página mas permite-me uma sugestão: ao escreveres, não consegues justificar o texto? Ficava direitinho e muito fixe! (coisas de gaja!)
Profundo e brilhante. Um retrato negro, suavemente perturbante e reflexivo sobre a solidão (eterna - como interpretei a cena final).
Dora, por acaso estás com azar porque também não gosto deste Taxi Driver. Suponho que ainda era muito imaturo, pelo que preciso (embora não me apeteça) de o rever.
O meu preferido de Scorsese continua a ser Gangs de Nova Iorque, seguido de perto pelo O Aviador.
Mas obrigado pela referência ;)
Não faz mal, Jackie. Gosto de ti na mesma! :-)
Dora, fico com a tua sugestão para os próximos posts.
O filme é mesmo profundo e brilhante, um retrato fidedigno da solidão.
Rui, eu sei que tu não és muito fã de Scorsese, mas revê.
Abraços
Sim, depois de o Touro Enraivecido, este Taxi Driver é o meu preferido. Grande Scorsese.
Não é bem assim. Temos uma relação (xD) estranha. Gosto muito de algum Scorsese e muito pouco de outro.
GNY, Aviador são filmes que adorei.
The Departed, Goodfellas acho sobrevalorizados. E esses já vi com olhos de ver e estou convicto da minha opinião.
Quanto a TD, ainda dou o benefício da dúvida.
Já agora Bruno, qual é o teu preferido de Scorsese? :D
Flávio, também este é um dos meus preferidos.
Rui, já vi quase toda a filmografia de Scorsese mas não os vi todos com olhos de ver. Dos que vi com olhos de ver, o meu preferido é este mas, no entanto, já vi o goodfellas e GNY em pequeno e gostei imenso mas não sei se a minha opinião se mantém mas quando rever eu digo qualquer coisa.
Abraços
Um clássico da Nova Hollywood. Gosto bastante, apesar de achar que possui alguns problemas de narrativa.
A cena do espelho é uma das mais conhecidas do cinema - em Kick Ass tem uma bem parecida, uma clara homenagem.
Abraço.
Mateus, eu gostei imenso.
Até no Alvin e os Esquilos prestam homenagem a essa memorável cena.
Abraço
Um dos melhores filmes que vi até hoje. A nota que deste condiz na perfeição.
Abraço.
http://vidadosmeusfilmes.blogspot.com/
Bruno, é mesmo um excelente filme.
Abraço
Excelente, excelente filme! Sublimemente perturbador, com uma magnética interpretação de Robert de Niro!
Um dos meus preferidos de Scorcese, a par de Gangs of New York e Aviador (ainda não vi o Raging Bull nem o Goodfellas :(
Catarina, concordo com tudo da primeira frase. Quanto à segunda, GONY é muito bom mas já não me lembro muito mas posso garantir que Raging Bull e Goodfellas são obras imperdíveis!
Abraço
Meu Scorsese preferido. Obra-prima incontestável dos anos de rebeldia da Nova Hollywood.
Pedro, concordo menos na parte do melhor de Scorsese, ainda tenho de rever outras obras.
Abraço
É bem capaz de ser o meu filme preferido. Brilhante em todos os campos.
Great Review!
Cumps.
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