quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

- Já vi: The Matrix

MATRIX
The Matrix
Eu sempre vi os Matrix’s como uma saga fora do comum. Lembro-me de comprar o vhs de The Matrix: Reloaded, o segundo capítulo desta mítica saga que estava melhor se tivesse ficado pelo primeiro.
Antes de iniciar a crítica em si, acho que The Matrix merecia um remake, refiro-me, obviamente, ao segundo e terceiro capítulo da saga que desmoronam a tentativa de Matrix ser visto no Cinema como uma das melhores sagas de sempre sendo conhecida pela aquela saga que estava muito bem sem sequela mas a verdade é que Matrix precisava de sequela e daí o remake. Uma opinião.
Thomas A. Anderson (Keanu Reeves) é um homem a viver duas vidas. Numa vive como um homem comum que trabalha numa conceituada empresa de software mas à noite assume outra identidade denominada por Neo que se assume como um hacker no ciberespaço.
Quanto entra em contacto com Morpheus (Laurence Fishburne) este acorda-o para a realidade onde a humanidade vive sobre constante monotonia presa num sistema intitulado Matrix e Neo poderá ser a única salvação para acabar com essa monotonia agora governada por robôs e devolver aos humanos a sua liberdade.
O que é Matrix? Matrix é um projecto visionário e sublime. A obra-prima dos irmãos Wachowski que revolucionou o Cinema!.
Não foi o Melhor Filme do Ano mas foi dos que mais impacto causou, os seus efeitos-especiais nunca vistos, o argumento magnificamente concebido a par com um projecto pioneiro torna Matrix como uma obra de outro mundo, literalmente.
The Matrix merece grande destaque para a parte final que (ab)usa de forma espectacular os efeitos especiais e exige imenso dos actores que se revem muito bem.
The Matrix vinga em todos os campos. Com um excelento elenco a par de boas interpretações onde o destaque vai mesmo para Hugo Weaving, The Matrix assume-se como uma obra memorável igualmente na fotografia e na banda sonora. Se por um lado apresenta alguns óbvios clichés, por outro, apresenta-se uma película com slow motions espectaculares. Mas não se torna uma obra irregular, não de todo.
The Matrix tem que ser visto como é – Obra-prima!
Tagline: “- If you're killed in the matrix, you die here? 
- The body cannot live without the mind”
matrix-bullets

13 comentários:

Rui Francisco Pereira disse...

Não creio que seja,de todo, uma obra-prima.
Mas no geral concordo totalmente. Um excelente filme de acção e entretenimento.

Abraço

Roberto Simões disse...

Uma obra-prima, sim, que revolucionou de forma ímpar a lei dos pontos de vista, os efeitos especiais e tanto mais! Sublime.

5/5

Concordo contigo quanto aos capítulos seguintes da trilogia, que por acaso vou rever nos próximos dias.

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Bruno Cunha disse...

Rui, obviamente que não estamos de acordo, Matrix é muito mais que um filme de acção e entretenimento, é uma obra-prima!

Roberto, uma obra-prima que realmente (boca para Avatar) mudou o Cinema!

Força e desejo-te uma boa visualização (vais precisar :))

Abraços

Catarina Norte disse...

Matrix é um marco do cinema, uma revolução a nível de efeitos especiais e um filme com uma grande carga filosófica que o tornou uma obra completa e simplesmente soberba!
Pena que os capítulos seguintes tenham sido de confusão e desilusão...

Cumprimentos

Bruno Cunha disse...

Catarina, exactamente!

Abraço

Tiago Ramos disse...

Concordo contigo. É uma obra-prima. Muito mais que um filme, é superior a nível filosófico até. Quanto ao remake não sei se gostaria, além de ser ainda muito cedo para isso... mas compreendo a tua opinião.

Jardel Nunes disse...

Tem filmes que todo mundo adora e a gente não... Matrix é um desses pra mim.
Já tentei assistí-lo várias vezes e sempre paro no meio do filme por achar chato...
Mas entendo toda a importância dele para o cinema atual, seus efeitos copiados milhares de vezes e seu roteiro...
Como não assisti nem o 1º, não posso comentar sobre as adaptações...

Abraços e parabéns pelo blog
www.topangablog.blogspot.com

JB disse...

Quando eu vi Matrix disse a mim mesmo que este era o pior filme de sempre... Enganei-me... Logo a seguir conseguiram ainda piorar o impossivel e fizeram o Reloaded!!!!

Realmente é um marco na história do cinema mas pelos piores motivos!

cumps

Bruno Cunha disse...

Tiago, uma obra-prima com uma vertente filosófica, tens razão :)
Eu sei que ainda é muito cedo mas não ficava nada mal...

Jardel, tens que ver o primeiro capítulo pois esse é, indubitavelmente, o melhor!
The Matrix é um marco Cinematográfico!

João, cada um tem os seus gostos, fico triste por não perceberes a ideologia por detrás de Matrix mas todos temos as nossas opiniões: Quanto à minha, esta diz que The Matriz é um marco Cinematográfico por razões qualitativas!


Abraços

Unknown disse...

Também não o vejo como uma obra-prima mas é sem dúvida alguma um excelente filme cujos contornos filosóficos surpreendem pela sua intensidade e pela dúbia incerteza que deixam no ar.

Abraço

Bruno Cunha disse...

Filipe, eu vejo-o como uma obra-prima e além da sua magnífica história e/ou sequências de acção, argumento, interpretações, The Matrix salienta-se devido à sua "membrana" filosófica que o cobre mas deixou-o expandir-se, embora isso não tenha corrido bem, infelizmente.

Abraço

ArmPauloFerreira disse...

Matrix é para mim um dos melhores filmes de sempre no género. E podes crer que gostei também bastante do Matrix Reloaded.
O Matrix representa tudo aquilo que sempre sonhei quando em pequeno (desde os inícios da década de 80) lia e maravilhava-em com a BD da Marvel e da DC Comics. Sonhava em ver algo tão complexo em imagem real. Tudo isso só vislumbrei verdadeiramente com Matrix... que curiosamente foi desenvolvido em jeito de BD pelos dois irmãos Wachovsky e com influências do anime cuber-punk da altura.
Um filme de culto!

Bruno Cunha disse...

ArmPauloFerreira, quando somos pequenos queremos sempre ser super-heróis e o que Matrix me fez foi imaginar um mundo paralelo a este mesmo e que, afinal, nós estamos a dormir e o verdadeiro mundo está lá fora ou será que estamos em Matrix e presos no sistema?

Abraço
P.S.-Já reparei que adoras Reloaded :p