terça-feira, 13 de abril de 2010

- Já vi: The Big Lebowski (1998)

the_big_lebowski_6

The Big Lebowski – O Grande Lebowski

Eu sempre gostei de humor negro. Crítica satírica, crítica à sociedade, enfim, humor negro e crítico foi sempre algo que me despoletou interesse e humor. Ora, um dos nomes indicados nesse registo são os irmãos Coen, neste caso, Joel Coen com o argumento escrito por ele e Ethan Coen.

A história, mais parece uma screw comedy, aliás, é uma screw comedy, onde é contada a história de Lebowski, ou O Gajo, que é interpretado por Jeff Bridges, o Gajo é um desempregado pacifista que vive para a descontração e para jogar bowling. Quando o confundem com outro Lebowski, O Gajo entrará numa teia de complicações na tentiva de ajudar a entregar um resgate, e tudo mudará para O Gajo…

Joel Coen filma muito bem esta excelente comédia – realização arrojada, interventiva e com algumas novidades, nomeadamente a câmara dentro da bola de bowling. A banda sonora continua espectacular, este “continua” porque é um hábito os irmãos terem uma banda sonora muito boa nos seus filmes e, neste caso, muito variada.

A história não é satírica, por vezes pode possuir alguma crítica à sociedade como as aparências e assim, mas de resto, é uma screw comedy, e das melhores que já vi! O filme é todo hilariante com acasos e desacasos que tornam os actores o suporte da história que, enfim, pouco tem a dizer além de nos divertir, e isso não significa que seja mau(!)

As interpretações estão um máximo, a dupla de protagonistas está espectacular! Bridges parece que foi feito para aquele papel de homem “relax” que fuma marijuana enquanto, existe John Goodman, um meio-judeu que possui uma atitude inegável e que passa os dias a jogar bowling e a relatar sobre os tempos vividos no Vietname.

Em suma, The Big Lebowski é uma grande screw comedy, que diverte à brava(!), com boas interpretações, uma boa realização e com uma pitada de banda sonora bem disposta a acompanhar…

A Frase: “Where's the fucking money Lebowski?”

 

the-big-lebowski-3

8 comentários:

Rui Francisco Pereira disse...

Não gostei muito. Adoro a dupla de actores, sobretudo Goodman, mas acho que é uma comédia demasiado alternativa para me agradar.

E que nota lhe dás?

Abraço

Unknown disse...

Como é possivel nao gostar de The Big Lebowski?
Um clássico dos anos 90!
A cena das cinzas atira-me da cadeira sempre que a vejo!

Marcelo Pereira disse...

Tive para o comprar em segunda mão a um preço muito baixo, mas quando fui lá já tinha sido vendido. Parece que me vai deliciar!

Abraço

AlexSupertramp disse...

Fizemos a crítica quase ao mesmo tempo. :)

É um grande filme, na minha opinião.

Só falta saber a pontuação que lhe dás! ;)

Abraço

Jardel Nunes disse...

É díficil falar o melhor trabalho dos Coen, mas esse certamente está entre os 5 melhores (e isso é um enorme elogio)...
Jeff Bridges mostrando a muito tempo atrás o grande ator que é... sem contar as participações mais do que especiais de Steve Buscemi, John Turturro e Juliane Moore

Abraços

Bruno Cunha disse...

Rui, é uma comédia que poderá não agradar a todos mas eu adorei! Eu pensava que todos gostavam dela!

8.5!

Neuroticon, é verdade! A cena é espectacular! Eu pensava que agradava a todos...

Marcelo, acredita que sim!

Alex, é mesmo um grande filme!

Jardel, é difícil de dizer qual o melhor mas dos que vi, acho este o melhor!

Abraços

Hugo disse...

É mais um filme ao estilo dos Irmãos Cohen, com personagens diferentes e engraçados.
Jeff Bridges está perfeito como um hippie na época errada, nos anos noventa.

Abraço

Bruno Cunha disse...

Hugo, não é mais um filme, é um grande filme!
Bridges está hilariante!


Abraço