quinta-feira, 4 de março de 2010

- Já vi: Twilight (2008)


Twilight – Crepúsculo
 Considerado o hype de 2008, Twilight, baseado na obra homónima de Stephenie Meyer, conta a história de uma humana, Bella (Kristen Stewart), que se apaixona por um vampiro, Edward (Robert Pattinson), o que trará vários problemas para ambos.
Por detrás de um franchise ou um filme-pipoca, nutre uma bela história de amor profetizada nos livros mas não muito bem adaptada para o grande ecrã.
Fora o amor pouco perceptível, em Crepúsculo pouco há a destacar pela positiva e só se for mesmo o guarda-roupa ou o ambiente da cidade de Forks ou os monólogos da obra de Meyer. Assim, Twilight é e será sempre considerada um produto de menor qualidade que viu o seu sucessor (Lua Nova, crítica aqui) a superá-lo em todos os aspectos menos nas interpretações. Ora se em New Moon estão péssimas com principal destaque para Kristen Stewart, aqui, em Twilight, apresentam-se medianas cumprindo o seu papel. Menos comercial que o sucessor mas também com menos qualidade.
Embora o hype criado em redor deste filme tenha sido indespensável pois o filme não merece metade dos louvores que recebeu por parte do público mas não por parte da crítica, Twilight mudou um pouco um mundo pois hoje “graças”, digo graças porque já enjoa, ao Twilight vemos enormes cópias e vampiromania por todo o lado até mesmo em Portugal com a obra plagiada da Sic, Lua vermelha.
Assim, Twilight não convence nem os leitores do livro nem a crítica criando um hype graças ao qual hoje a Vampiromania é a moda.
Tagline:I'd never given much thought to how I would die... But dying in the place of someone I love seems like a good way to go.
twilight-photo

13 comentários:

JB disse...

Este filme é tao mau que prefiro escorregar num corrimao transformado em lâmina e no fim cair numa piscina de alcool!
MUITO MAU MESMO

JB disse...

Este filme é tao mau que prefiro escorregar num corrimao transformado em lâmina e no fim cair numa piscina de alcool!
MUITO MAU MESMO

Bruno Cunha disse...

João, não é assim tão mau mas realmente é fraquinho!

Abraço

Jackson disse...

Sempre odiei Crepúsculo, mas quando vi Lua Nova de imediato pensei: o primeiro capítulo é uma obra-prima! São os dois péssimos, mas este ainda se consegue ver, ao contrário do seu sucessor.

Abraço, espero pela crítica

Bruno Cunha disse...

Jackson, eu por acaso acho o contrário, mas opiniões são opiniões.

Abraço

AlexSupertramp disse...

Também não gostei nada de Twilight, concordando contigo no que ao hype criado por adolescentes femininas à volta do filme, diz respeito.
Ainda não vi a sequela mas, pelas críticas, não me parece que perca grande coisa.

Abraço

Bruno Cunha disse...

Alex, eu penso que a sequela é melhor mas não perdes nada se não vires.
O hype foi exagerado mas foi devido, em grande parte, aos livros!

Abraço

Rui Francisco Pereira disse...

Por acaso até estou curioso para ver se o filme é tão mau como o pintam.

Abraço

Bruno Cunha disse...

Rui, penso que não é tão mau mas bom não é!

Abraço

Tiago Britto disse...

Nota 5 seria melhor.MEIO TERMO. Nem ruim nem bom. o livro é mais legal. dificil é ler amanhecer...aguarde e confira...o filme vai ser chato demais.

Bruno Cunha disse...

Tiago, eu conheço os livros até porque as minhas amigas já o leram e já me disseram o que aconteceu por isso não há muitas surpresas, quanto a este sempre ouvi dizer que não era muito fiel ao livro, aprsenta pontos interessantes mas também pontos muito teens como a consntante imagem a ser transmitida...

Abraço

Roberto Simões disse...

Concordo com a nota ;)

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «

Bruno Cunha disse...

Roberto, e é tudo. :)

Abraço