sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

- As minhas obras-primas: The Prestige (O Terceiro Passo)


The Prestige
 
Começo o Ano de 2010 admitindo que estou errado, embora esteja contente com esta redenção. 
Memento(crítica aqui) é uma das minhas obras preferidas de Christopher Nolan, um realizador ao qual prezo bastante por ser dos meus preferidos e por gostar de todas as suas obras, mas na crítica de Memento referi-me a esse filme como o melhor do realizador. Estava enganado. 
 

Esta é a segunda vez que visualizo The Prestige e desta vez cuidadosamente pois da primeira vez não obtinha a maturidade suficiente para compreender a grandiosidade deste filme. Agora percebo-a. Agora admiro-a. Agora proclamo-a como o meu filme preferido.
 

The Prestige ou O Terceiro Passo é uma luta de rivalidades entre dois mágicos ou ilusionistas. Juntos iniciaram uma carreira de magia e ilusão mas depressa se tornaram inimigos e depressa se apoderaram da obsessão de um pelo o outro. A arte do sacrifício e do segredo era ao qual ambos teriam de se sujeitar a fim de ultrapassar o adversário.
Julia (Piper Perabo) morre devido(ou não) ao nó de Borden (Christian Bale) ao qual Angier (Hugh Jackman) não o perdoará pela morte da sua mulher e assim se inicia uma rivalidade.
 

Ambos lutam esforçadamente por destruir a carreira do seu opositor e, consequentemente, Borden apresenta um novo truque intitulado "Transported Man" ao qual Angier e Cutter (Michael Caine) irão lutar por descobrir o seu segredo.
Ambos (Angier e Borden) sujeitam-se a sacrifícios durante a sua vida mas Borden encontra felicidade, casa-se e tem uma filha, e Angier não o perdoa pela felicidade que este alcançou e que Angier não consegue devido à morte da sua mulher. Agora, ambos lutarão para conseguir ultrapassar o truque "Transported Man" enquanto Angier tenta descobrir o segredo, Borden tenta melhorá-lo. Uma luta com consequências com sujeição a sacrifícios vitalícios e uma luta pela qual não haverá vencedores. Quem é o melhor mágico? Qual é o melhor truque? Magia verdadeira? Uma luta onde não haverá vencedores e embos vão perder.
 



O que posso dizer do filme? Não há palavras para descrever. The Prestige não se forma devido à sua perfeição em algo concreto mas sim pela magnificiência em todos os aspectos. Argumento, interpretações, banda sonora, guarda-roupa ,efeitos especiais, realização, conceito. Tudo está esplendorosamente inscrito nesta obra.
Hugh Jackman, Christian Bale, Michael Caine, Scarlett Johansson, Rebecca Hall, Andy Serkis e até mesmo David Bowie apresentam-se aqui extraordinariamente bem interpretados. Christopher Nolan está notável na realização e na escrita do argumento.
Tudo aqui está notável e glamoroso. A única falha é mesmo a subvalorização do título. De resto, vejam!




Tagline: "Are you watching closely ?"




17 comentários:

Roberto Simões disse...

THE PRESTIGE é, de facto, um filme fascinante.
Não o considero nenhuma obra-prima, mas merece as 5 estrelas!

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Bruno Cunha disse...

Roberto, tem as 5 estrelas e considero-o uma obra-prima...

Abraço

JB disse...

Finalmente alguém que tem a mesma opinião que eu: Este sim é o melhor fime de Nolan. Superior a Memento e Batmans...

David Martins disse...

É um filme fascinante, ontem estava a dar na TV mas não fiquei a ver novamente porque já não o apanhei de inicio. Tenho que ver se me apodero do DVD com extras...

Unknown disse...

É de facto um grande filme. Ando ansioso para o adquirir em DVD.

Pena que tenha falhado os Oscars. Bem merecia.

Abraço

Bruno Cunha disse...

João Bastos, antes também era da opinião que Memento era o melhor...

Cine31, eu tenho o DVD mas só o tinha visto uma vez, mas compra rapidamente e vê-lo!

Filipe, a sua subvalorização é uma pena...

Abraços

thicarvalho disse...

Engraçado, eu gostei muito mesmo de O Grande Truque, nome deste filme aqui no Brasil. Porém, no quesito mágica, eu fico com O Ilusionista, que inclusive foi lançado junto dele por aqui. Realmente o Grande Truque é um excelente filme, mas achei o Ilusionista mais completo, com um enredo mais crível em alguns momentos. Enfim são dois grandes filmes. Grande abraço e um ótimo ano novo.

www.cinemaniac2008.blogspot.com

Carlos disse...

Um dos meus favoritos. :)

Bruno Cunha disse...

Também adorei o Ilusionista, principalmente o seu twist final mas The Prestige, na minha opinião, ultrapassa-o em tudo...

Abraço

Bruno Cunha disse...

Carlos, o meu preferido!

Carlos disse...

Eu comprei em dvd numa promoção que só me custou 4.80€ há uns tempos no JUMBO.

Bruno Cunha disse...

Carlos, maravilha!
A mim ofereceram-me :p

Ainda saiu mais barato, é interessante como obras-primas são vendidas tão baratuchas assim como Casablanca a uns míseros 5 euros...

Temos de aproveitar...

Abraço

Flávio Gonçalves disse...

Um filme espectacular. Tive a oportunidade de rever algumas sequências quando a RTP1 o exibiu e relembrei o poder da película. E aquela recta final repleta de pontos de viragem? Sublime!

Bruno Cunha disse...

Flávio, o filme é uma obra-prima e sim, o twist final é espectacular...

Abraço

Nuno Pereira disse...

Estupendo filme como todos os filmes de Nolan ( pessoalmente o meu favorito é o Batman Begins e de seguida é logo este )

No entanto está longe dos meus filmes perferidos.

Bruno Cunha disse...

Nasp, também concordo contigo ao dizer que todos os filmes do realizador são bons até porque só falhei um.
Quanto a Batman Begins gostei do filme embora The Dark Knight seja superior na minha opinião...
Memento é o meu segundo preferido...

Abraço

Unknown disse...

Veja mencionado nesta revisão para o filme O Grande Truque, um filme vale a pena desfrutar de sua história e os personagens. Há uma nova serie HBO brasieleña, O Hipnotizador, que me lembra do filme. Uau que ambos são excelentes.