segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Já vi - (500) days of Summer


(500) Days of Summer

Dotado de um brilhantismo genial esta fita de Marc Webb é provavelmente o maior filme subvalorizado de 2009, para vermos a indecência os portugueses nem terão oportunidade de visionar esta fita nas salas de cinemas mas sim esperar pelo DVD.
Este filme que conta a história de Tom Hansen( Joseph Gordon-Levitt) que se apaixona por uma rapariga, Summer Finn( Zooey Deschanel), que não acredita no verdadeiro amor. Assim esta fita decorre durante os seus tempos prósperos da relação e fazendo um calendário durante o filme que se refere ao número do dia desde que conheceu Summer e de toda a história desse dia, enfim, uns dias bons e outros maus ele vai contanto a sua história de amor por aquela que ele pensava ser a "tal".
Apenas pela história podemos reparar na originalidade, mas, quem visionar a fita irá reparar em outros aspectos deveras interessantes e originais( refiro-me ao final do filme por exemplo) mas, esta fita tem outros vários aspectos a serem aqui referidos além da originalidade como a sólida interpretação do protagonista, dá magnífica banda sonora que irá ser várias vezes muito apresentada na fita e, o que para mim é o ponto alto desta fita que é a realização. O filme utiliza várias técnicas originais, profundas e interessantes na realização tornando assim a fita muito mais agradável e muitíssimo interessante.Também mencionar a narração que se torna bastante cogente durante a fitae as várias referências à cultura pop.

Um filme a ver quando chegar em DVD...

Tagline:"This is not a love story. This is a story about love."
-“This is a story of boy meets girl. The boy, Tom Hansen of Margate, New Jersey, grew up believing that he'd never truly be happy until the day he met the one. This belief stemmed from early exposure to sad British pop music and a total mis-reading of the movie "The Graduate". The girl, Summer Finn of Shinnecock, Michigan, did not share this belief. Since the disintegration of her parent's marriage she'd only love two things. The first was her long dark hair. The second was how easily she could cut it off and not feel a thing. Tom meets Summer on January 8th. He knows almost immediately she is who he has been searching for. This is a story of boy meets girl, but you should know upfront, this is not a love story.”



7 comentários:

Tiago Ramos disse...

O facto de ser remetido directamente para DVD não faz qualquer sentido. [500] Days of Summer é um fantástico filme, genuíno e verdadeiro. É original na forma como aborda uma história de... não-amor. A realização de Marc Webber denuncia o seu passado ligado aos videoclipes, mas que funcionam muito bem aqui.

Bruno Cunha disse...

Concordo em tudo o que dizes, é uma pena isto acontecer ao cinema português...

Abraço

Jackson disse...

Ainda não o vi, mas por se enquadrar no meu género cinematográfico predilecto, aguardo imenso a triste saída para DVD. E desde Mysterious Skin, Joseph é uma referência!

Bruno Cunha disse...

Acredito que sim, embora não tenha visionado essa fita pelo o que vi há soberbas críticas ao desempenho do actor de forma bastante positiva, enfim o cinema em Portugal!!

Abraço

Unknown disse...

É um grande, grande filme. Não faz qualquer sentido, como o Tiago escreveu, que não chegue a Portugal. Para mim estamos perante um dos melhores de 2009 até ao momento. Ou de 2010 se só chegar ao nosso país nessa altura.

Abraço

Bruno Cunha disse...

Tens toda a razão Fifeco...

Abraços

ArmPauloFerreira disse...

Um grande, grande filme, sem dúvida.

Obs: tens de recuperar para o outro blog os filmes mais valiosos que aqui deixaste ou então fazer com base no que já escreveste (colocar excertos daqui) com uma segunda avaliação destas preciosidades que agora parecem abandonadas.