quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Já vi - The Insider (O informador)


The Insider
Ao estar doente aproveitei o meu tempo para visionar esta fita datada de 2009 e realizada por Michael Mann.
A obra revelou-se um intenso thriller bastante coordenado e sublime.
A história é baseada em factos verídicos e conta a história de Jeffrey Wigand(Russel Crowe) que é um cientista/empresário vice-presidente numa das maiores empresas de tabaco dos EUA. Jeff após ser despedido sem plausíveis causas e contactado por Lowell Bergman(Al Pacino) um jornalista que é produtor de um programa de notícias intitulado "60 minutos".
Lowell contacta Jeff devido à descoberta de provas fundamentais contra as grandes empresas de tabaco americanas e, Jeff provém das informações necessárias para processas as empresas de tabaco devido a uma das maiores causas de saúde nacionais devido ao vício da nicotina.
Muitas mais complicações e problemas irão surgir no entanto a questão fundamental é: Será feita justiça?
Quanto à obra apresenta-se bastante boa, com boas interpretações dos actores referidos e também de Christopher Plummer, (pequena interpretação de)Michael Gambon e Philip Baker Hall.
A realização está boa no entanto não muito marcante em algumas alturas mas com algumas técnicas instantâneas bastante boas, assim como a banda sonora que se revela bastante excepcional e coordenada sendo um dos pontos fortes do filme assim como o argumento.
Também mencionar a interessante divisão de protagonista em relação ao filme pois metade do filme centra-se no dia-a-dia de Jeff e a outra de Lowell...
A ver...


Tagline:"Warning: Exposing the Truth May Be Hazardous".

 

   

2 comentários:

Rui Francisco Pereira disse...

Eu vi e gostei muito. Achei uma obra-interessante e poderosa.
Mas demaisado complicada...

Talvez lhe baixe a nota, quando o revir.

P.S.- Também estou doente xD

Abraço

Bruno Cunha disse...

Rui, eu também bastante da obra, aliás dá para ver bem que gostei do filme através da pontuação pois não costumo de ser muito exuberante nesse ponto...

Abraço

P.S.-Desejo-te as melhoras xD