quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O cinema de 2009...



2009 está a acabar, e como tal, aqui no Cinema is my world decidimos fazer um pequeno balanço do ano de 2009.



2009 foi um ano motivado pela era digital e pelo 3D em inúmeras obras foram assim presenteadas e conquistaram o aplauso do público.
Longe dos Óscares ou dos Globos de Ouro, já tenho a minha lista de preferidos do ano embora não tenha visto todos os filmes.
Inglourious Basterds(crítica aqui) conquistou-me podendo assim dizer que este é o melhor filme do ano da minha lista dos visionados.
Outro filme que me surpreendeu bastante foi (500) Days of Summer(crítica aqui) que será, provavelmente, o filme mais subvalorizado do ano em que isso deve-se ao facto de o filme ser lançado directamente para DVD.



2009 não era falado sem o controverso mas visualmente avassalador o único - Avatar. Avatar(crítica aqui) este ano foi um marco do cinema, não como melhor filme do ano ou da década(longe disso) mas sim como um filme perfeito nos aspectos técnicos ou pelo facto de ser sido o filme mais caro de sempre ou pela razão de ter explorado o 3D ao máximo.


3D esse que foi muito contestado pelas enchaquecas que dá aos espectadores, mas devo dizer que eu não me queixei e ficaria ali mais duas horas e meio com os óculos 3D sem nenhum problema.
2009 foi também um ano de sequelas em que Underworld, Transformers,Terminator e até mesmo Fast Furious virão a luz do dia.
O ano também foi falado pelo crescimento de filmes de animação que saíram este ano, facto que levará nos Óscares a haver mais que três filmes nomeados. 
O ano também foi marcado pelo acréscimo de um género de filme intitulado mockumentário, que reside num falso documentário basicamente, e que District 9(crítica aqui) e Paranormal Activity(crítica aqui) saíram para o cinema e com boas receitas nas bilheteiras.



2009 foi também marcado por alguns escândalos envolvendo nomes conhecidos da 7ªarte como, por exemplo, a sentença de prisão a Roman Polanski com suspeitas de violação.
Também foi este ano que nos despedimos do rei do Pop, Michael Jackson, e vimos num documentário intitulado This is it, referente à sua última tour que não chegou a realizar, um documentário que mostrava as últimas horas de gravação dos ensaios para a tour referida anteriormente assim como o famoso Bill, David Carradine.





2009 foi também marcado como o ano da Vampiromania em que Twilight Saga: New Moon(crítica aqui) saiu para os cinemas, bateu recordes, convenceu os fãs mas não a opinião geral.
Harry Potter também regressou em 2009 e em grande embora o seu filme não tenha sido nada de espectacular as receitas da bilheteira contrariam eu e outros fãs não gostamos muito do filme.





Os 5 filmes mais vistos do ano em todo o Mundo:
- Harry Potter ant the half-blood Prince
- Twilight Saga: New Moon
- Transformers: The Revenge os the Fallen
- 2012
- Up (Crítica aqui)


 


Como vemos nesta lista anteriormente referida, os maiores êxitos da bilheteira em 2009 não foram, de longe, os melhores filmes de 2009.
Mesmo no final de 2009 estreou no dia de Natal uma nova adaptação de Sherlock Holmes realizador por Guy Ritchie e protagonizado pelo carismático Robert Downey Jr.




A cultura em Portugal também empobreceu e nomes como o comediante Raúl Solnado, Vasco Granja um conhecido divulgador do cinema de animação e João Benárd da Costa o famoso director da Cinemateca.
Também por cá a "nossa" curta-metragem intitulada Arena foi premiada por lá com a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
E Manoel de Olvieira, agora com 101 anos, realizou uma das melhores obras do ano de acordo com uma revista de cinema ao realizar Singularidades de uma Rapariga Loura.




Assim, numa rapidez obsoleta, despedimo-nos de 2009 um ano de mudança e o fim da primeira década e 2000 e desde já referir um grande acontecimente deste ano foi a criação do meu blog no dia de Halloween embora esteja a ser irónico desde já quero sublinhar o quanto este ano foi magnífico comigo em que tive a oportunidade de conhecer várias pessoas inclusive a minha namorada, a minha melhor amiga e também um começo com grandes amizades aqui na blogoesfera em que muitos daqui me incentivaram e comentaram o meu blog, a tudo isto que referi um grande obrigado.
Desejo a todos um próspero Ano Novo e assim me despeço...










      Bruno Cunha (Nekas)

     

4 comentários:

Rui Francisco Pereira disse...

É uma boa revisão do ano.
Para o mim o melhor é sempre o Sacanas.
Só faltou a referência ao Zombieland :)

Abraço

Bruno Cunha disse...

Rui, obrigado.
Quanto a Zombieland foi mesmo uma das susrpresas do ano contudo não revolucionou nada no mundo do Cinema em 2009 e acredito que lhe darão valor em 2010 e se tal for o casa aí falo dessa obra original!

Abraço

thicarvalho disse...

Parabéns pela retrospectiva Nekas. Bem feita, abordou ótimos pontos deste ano, que na minha opinião, foi um ano mto bom para a sétima arte. Além de alguns filmes divertidos, que não agradam a critica mas sim ao público, tivemos excelentes trabalhos como UP, Coraline, Slumdog Milionaire, Gran Torino, Distrito 9, Bastardos Inglórios (quero mto ver) entre muitos outros filmes. Parabéns pelo blog e um ótimo 2010 para ti. Valeu pelas visitas lá no cinemaniac. Grande abraço e até a próxima.

www.cinemaniac2008.blogspot.com

Bruno Cunha disse...

thicarvalho, obrigado eu por leres o meu blog.
São bons os filmes que referiste e claro que as visitas ao teu blog continuarão.

Abraços e óptimas festas.