sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Os 10 melhores filmes da década






Com um Natal muito ocupado (e com bons presentes), a convite de um amigo da blogoesfera, decidi colocar aqui os dez melhores filmes da década de 2000 assim como outros bloggers o farão.
Aqui apresento as minhas escolhas, no entanto tem de ficar esclarecido que não visionei todos os filmes da década e, contudo, várias obras-primas poderão não ser mencionadas nesta lista. 

Memento (2000) 

 No verão de 2000 saiu Memento, uma obra-prima de Nolan ao qual eu acho que tem um dos melhores argumentos de sempre e, na minha opinião, a obra-prima de Nolan.
Arrebatador, excitante e (quase) perfeito.


Gladiator (2000)


Uma das melhores e mais bem retratadas histórias de Roma, uma soberba interpretação de Joaquim Phoenix e o fantástico Russell Crowe.
Espectacular, intenso e memorável. 


Lord of the Rings: The Fellowship of the ring (2001)

Acho que este filme é imprescendível na minha lista pois o filme é das melhores obras de sempre. Visualmente perfeito e com uma história emocionante, com este capítulo começou uma nova era que revolucionou o mundo cinematográfico.


Gangs of New York (2002) 


Uma obra imprescendível a um amante do cinema de Scorsese. Espectacular e com uma das melhores interpretações da década pertencente a Daniel Day-Lewis.





Big Fish (2003)

Quem me conhece nestas bandas, com certeza que sabe que sou um dos maiores adeptos deste filme onde este filme na minha lista de filmes preferidos só é destronado pelo perfeitos Schindler's List e encontra-se empatado com Memento. Magnífico, Hipoteticamente verdadeiro, extremamente pensador e sonhador.

V for Vendetta (2005)


Este é o meu filme preferido baseado em banda-desenhada. O filme é harmonioso( a banda sonora é arrebatadora), com uma vingança imperdível e com uma vontade de justiça chocante.

Into The Wild (2007)

 

O espírito da liberdade melhor expresso nesta década e sem palavras para o descrever. Talvez belíssimo?


Gran Torino (2008) 


A obra que mais me surpreendeu da década e da carreira de Eastwood. Todos os racistas no mundo deviam visionar esta obra e acordar para vida e reflectir sobre uma incontestável verdade - Somos todos iguais.

Deception (2008) 


Talvez um dos meus preferidos guilty pleasures que não visionei a tempo do passatempo do Cinemajb. Merece esta menção honrosa pois quando o vi, simplesmente, rendi-me.
Argumento coeso, personagens bem invocadas, final estonteante e um maravilhoso twist.

Inglourious Basterds (2009)


Uma obra espectacular e com certeza uma obra mencionada na gala dos óscares a realizar-se no início de 2010. Uma história paralela à história do mundo mas mesmo assim um argumento fabuloso e com várias característica do cinema Tarantinesco( embora este filme saia um pouco do seu género).

Menções honrosas: 21 grams (2003), Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl (2003), Mystic River (2003), Avatar (2009), (500) Days of Summer (2009), Public Enemies (2009), Moon (2009), The Curious case of Benjamin Button (2008), A beautiful Mind (2001), Cinderella Man (2005),The Dark Knight (2008), Butterfly Effect (2004), etc.

15 comentários:

Tiago Ramos disse...

Muito boas escolhas mesmo. Excelente lista.

Bruno Cunha disse...

Obrigado :p

Abraço

JB disse...

bela lista! Alguns estarão na minha lista!

abraço

LuEs disse...

Achei curiosas algumas escolhas, como a do filme Deception, mas gostei da variedade da sua lista. Conta com obras muito boas, mas admito que não vi todos os títulos que você listou. Dentre as menções honrosas, destaque especial para 21 Grams e A Beautiful Mind. Vale destacar também alguns outros filmes, como Million Dollar Baby, Moulin Rouge, No Country For Old Man, Transamerica, entre outros.
;D

Parabéns e feliz natal.

Unknown disse...

Gostei particularmente das inclusões de Into the Wild e de V for Vendetta.

De resto, bom top.

Abraço

Bruno Cunha disse...

João Bastos, venha essa lista!

LuEs, obrigado pela visita...
Quanto aos destaques, haveria muitos para mencionar pois esta década trouxe-nos bastantes filmes de qualidade, admito que me possa ter esquecido de alguns:p

Filipe, são filmes que nós apreciamos muito...

Obrigado a todos pelo elogio ao meu top e resta-me dizer uma continuação de um Bom Natal e que venha 2010!

Roberto Simões disse...

Grandes escolhas.

Jamais poria V de Vendetta numa lista minha e não conheço os 3 últimos filmes. INTO THE WILD ou O SENHOR DOS ANÉIS ou MEMENTO são mesmoa as escolhas com que mais me identifico.

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Bruno Cunha disse...

Roberto, obrigado.

Não conheces Sacanas sem Lei de Quentin Tarantino nem Gran Torino de Clint Eastwood?

Abraço

Roberto Simões disse...

Not yet.

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Bruno Cunha disse...

Roberto, são obras-primas mas acho que vais gostar particularmente de Gran Torino, fica a minha sugestão.

Abraço

Guakjas disse...

Excelente!

O Into the Wild é um filme fantástico!
excelente filme! inspirador, contagiante, emocionante!

Demais!

Saudação

Bruno Cunha disse...

Guakjas, obrigado pela visita e concordo contigo face ao Into the Wild.

Abraço

Anónimo disse...

Continua a não ser possível para mim fazer um top 10 por mais que olhe para os nomes dos que são , para mim, os melhores da década. Ainda(!) os estou a compilar, mas penso que irá andar pelo... top50.
A tua lista está excelente ;)

Bruno Cunha disse...

Elusyn, é de facto muito difícil comprimir numa lista de 10 filmes enquanto houve 10 anos de filmes, venha esse top50 que eu verei...

Abraço e obrigado pela visita.

AlexSupertramp disse...

Boas escolhas Nekas!

Dentro de dias também irei elaborar a minha lista de filmes da década, de certeza que algumas obras que meteste na tua lista la estarão.

Abraço